VIX Logística

VIX realiza monitoramento de emissões atmosféricas
Preservação do Meio Ambiente é prioridade na empresa

O monitoramento das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) faz parte da gestão ambiental da VIX. Por isso, os veículos e equipamentos são sistematicamente analisados. Utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol é possível identificar as emissões atmosféricas, o que permite ações em busca da neutralização das mesmas.

O monitoramento é mensurado em toneladas métricas de CO2 e dividido em três grandes escopos: o primeiro abrange o volume de combustível utilizado na frota – diesel e gasolina – e também o uso de equipamentos de refrigeração e extintores de incêndio. Em 2019, a Vix emitiu 39.805 toneladas nesta categoria, considerando redução  em 23% comparado ao ano anterior, valor proporcional à redução do volume de combustível consumido.

O segundo escopo inclui as emissões relacionadas ao consumo de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrande quase todo o território brasileiro. Em 2019, a Vix emitiu 35 toneladas de CO2 nesta categoria.

O terceiro e último escopo abrange as viagens de colaboradores a trabalho e também a destinação de resíduos sólidos produzidos pela empresa. Nesta categoria, a Vix emitiu 588 toneladas em 2019.

Ações para o monitoramento

Desde 2003 a Vix participa do Programa Despoluir, promovido pela Fetransportes e que visa à redução da emissão de gás carbônico (CO2) e material particulado (fumaça preta) na atmosfera e também do consumo de combustível por meio dos testes de emissão veicular. As empresas que apresentam resultados acima da meta estabelecida pela Fetransportes são reconhecidas com o Prêmio Qualiar e a Vix está entre elas. Além disso, as revisões preventivas realizadas periodicamente nos veículos seguem uma série de normas e contribuem para o controle das emissões atmosféricas. 

Nossos motoristas e operadores são capacitados para contribuir com a redução no consumo de combustível, gerando a redução de emissões atmosféricas,

Além disso, os veículos híbridos utilizados em nossas operações de “ridesharing” do V1 reduzem o consumo de combustível em 52% e as emissões de CO2 em 13 t/ano por veículo. Em 2019 geramos redução de 260 toneladas de CO2 com utilização de veículos híbridos.

Em relação ao consumo de energia elétrica, a empresa promove o programa Movimento Sustentável, que tem como objetivo realizar a implementação de ações ecoeficientes em água, energia, resíduos e construções em busca de resultados sustentáveis. E sobre a destinação de resíduos, a Vix adota um conjunto de programas que visam à redução de resíduos produzido na matriz e nas bases, bem como a destinação correta dos resíduos gerados em suas garagens, oficinas e escritórios.