Conheça a VIX

Maratona de inovação da VIX é um sucesso
Primeira maratona de inovação da VIX supera expectativas e premia duas equipes com a premiação máxima

A Vix Logística superou suas expectativas com a idealização do HackaVix, primeiro Hackaton do Grupo Águia Branca, promovido pela VIX, por meio do VIX Labs, ocorrido em agosto. Os resultados foram tão satisfatórios que a empresa deu o primeiro lugar para duas equipes que levaram cada uma R$ 10 mil além de outros prêmios.

 

O HackaVIX contou com a participação de mentores e voluntários, estes últimos, todos colaboradores da VIX. Durante o evento, os 60 participantes passaram por uma imersão para criar, inovar, empreender e descobrir soluções em áreas como tecnologia, inovação, negócios e pessoas, com o tema em “Logística do Futuro”. Pelo período de três dias as equipes pensaram em soluções criativas para desafios da empresa nas áreas de Mobilidade, Recursos Humanos e Operacional, e os participantes puderam demonstrar suas habilidades em negócios, design, UX (experiência do usuário) e programação.

 

Os dois primeiros lugares ficaram com as equipes que apresentaram os projetos “V1 FLEX” e “V1 STORM”, o primeiro é um projeto desenvolvido para fazer o transporte de cargas fracionadas em até 48 horas. Já o outro projeto premiado, o V1 STORM é um mapa de calor para localização de usuários do V1.

 

O segundo lugar ficou com o projeto VixWell, um app de saúde ocupacional que concilia tendências de bem-estar e saúde do trabalhador a fim de proporcionar o direcionamento nas ações preventivas da empresa, com o uso de pulseiras de monitoramento e perguntas de autoconhecimento. A equipe ganhou o valor de R$ 5 mil.

 

O projeto GPRIX, terceiro colocado, é uma interface que digitaliza todo o processo de manutenção da frota eliminando o preenchimento de formulários físicos e erros de informação. Os participantes levaram juntos o valor de R$ 3 mil.

 

 

 

Além das premiações em dinheiro, o primeiro lugar foi beneficiado com corridas de V1, reunião com o presidente do Grupo Águia Branca, Decio Luiz Chieppe, uma viagem para um centro de inovação no Brasil com tudo pago; O segundo e terceiro lugares terão reuniões com executivos do Grupo Águia Branca, visitas ao VixLab e outros prêmios.

 

O HackaVix levou mais de 900 horas para ser planejado, contou com diversos patrocinadores de grandes marcas como Ticket, Embratel, BTM, ClickBus, Viação Águia Branca, dentre outros. Cerca de 20 colaboradores da VIX participaram como voluntários, apoiando em tempo integral todo o evento. Palestrantes nacionais como Thiago Hassu, da Meiuca Design de São Paulo, e Fernando Prado, da ClickBus, trouxeram mais motivação para os participantes.

 

"Este é meu primeiro hackaton e gostei bastante. A possibilidade de conhecer a fundo os problemas das áreas e propor soluções inovadoras a partir de uma construção coletiva com colegas especialistas em diversas áreas é muito animadora. O evento superou minhas expectativas e espero ter outras oportunidades como esta". Marcio Laranjeira dos Santos Vasconcelos, Analista de Sistema e participante.

 

 

"A realização desta maratona de inovação é muito positiva para a empresa, com muito aprendizado para todos os participantes. Fiquei positivamente impactado com a quantidade de oportunidades de aprendizado. Nestas ações todos ganham, cada vez mais precisamos pensar diferente e ampliar nossa visão do mundo. A empresa está de parabéns por investir no assunto". Gutemberg Penna Júnior, Gerente de operações da VIX e mentor do HackaVIX.

 

 

"Tivemos mais de 120 inscritos e selecionamos 60 pessoas que formaram equipes para a construção de seus projetos. A banca de jurados foi composta por sete pessoas, inclusive trouxemos alguns que não fazem parte das empresas do Grupo, tornando assim as escolhas dos melhores projetos mais criteriosa".

 

Raphael Leitão Sbardelotti, Gerente do VIXLabs



 

O HackaVIX em números:

  • 120  inscritos
  • 60 selecionados
  • 08 times
  • 20 voluntários
  • 64 pontos de melhorias identificados
  • 05 desafios lançados
  • 6.400 folhas post its utilizados
  • 54 litros de café consumidos
  • 4.000 fotos registradas
  • 900 horas de planejamento
  • 22 empresas apoiadoras